Muita emoção e metas para o futuro marcaram a celebração de 15 anos do Parque Tecnológico de São José dos Campos em evento realizado no dia 3 de dezembro.
O professor e cientista Marco Antonio Raupp foi o grande homenageado. O principal auditório do complexo de inovação passa a ter o nome de Raupp, falecido aos 83 anos no último dia 24 de julho.
No Parque Tecnológico, ele participou da sua criação e implantação (2006-2008) e foi seu primeiro diretor-geral (2009-2011), cargo que voltou a ocupar de outubro de 2014 a junho de 2021.
Raupp também foi ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2012 e 2014, entre outros cargos públicos.
Durante o evento, também foram lembrados nome de outras pessoas já falecidas que colaboraram com o desenvolvimento do complexo, como o ex-vice-prefeito, Riugi Kojima, do ex-reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Michal Gartenkraut, e de João Evangelista Steiner, ex-coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.
O ex-diretor do Parque e da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, falou em nome de todos os colaboradores e deu um depoimento emocionado sobre o amigo e colega Raupp.
“Ele era um cientista capaz e brilhante, um ser humano digno e dedicado. Foi o líder de um grupo que se dedicou muito para que o PqTec chegasse a esse estágio”, afirmou.
Atual diretor-geral do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes, falou sobre as várias etapas de desenvolvimento do complexo e também sobre os novos projetos inovadores que vêm por aí.
“O Parque hoje é um ponto focal no país em inovação. Nesse momento, estamos tocando, por exemplo, a implantação da tecnologia 5G em nossa região e a certificação inédita de cidades inteligentes em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ”, disse Nunes, que atua há 12 anos no complexo.
O Parque Tecnológico é administrado pela Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, organização social que tem um contrato de gestão com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.